segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Gramática: Concordância Nominal

Regra geral: o adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo. (Gênero refere-se a masculino ou feminino; número refere-se a singular ou plural.) Suponhamos:


Não conhecia a fundo o idioma pátrio.

Os alunos foram classificados por ordem alfabética.

As alunas foram classificadas por critério desconhecido.


No caso de dois adjetivos e um substantivo:


A curto e médio prazos:


Ambas as construções assim estão corretas. No primeiro caso, o substantivo prazo não variou e concorda com o substantivo mais próximo. Acrescente-se que é o adjetivo que deve concordar com o substantivo. No segundo caso, o substantivo prazo aparece flexionado; contraria-se aqui a hierarquia gramatical, pois o substantivo é que está subordinado ao adjetivo e não o contrário. Contraria a hierarquia, mas não fere a regra e ambas as construções são legítimas. Outros exemplos:


Revelou bondade e docilidade humana.


O objetivo ficou no singular, concordando com o substantivo mais próximo. O adjetivo está qualificando o substantivo docilidade tão-somente; quando se diz:


Revelou bondade e docilidade humanas.


Ambos os substantivos ficam separadas e não formam um todo; temos duas partes distintas e a adjetivo está qualificando ambos os substantivos. Trata-se no caso muito mais de um problema estilístico que gramatical. Vejam-se ainda:


O segundo, terceiro e quarto objetivos.

O segundos, terceiro e quarto objetivo.

O primeiro e o segundo concorrente.

O primeiro e o segundo concorrentes.


No primeiro caso, o substantivo foi para o plural, concordando com os vários adjetivos; no segundo, o substantivo ficou no singular, acompanhando o adjetivo mais próximo; no terceiro, o substantivo ficou no singular, concordando com o adjetivo mais próximo; no quarto, o substantivo foi para o plural, concordando com os adjetivos.

Não só o adjetivo, mas também o artigo e o numeral, regra geral, concordam em gênero e número com o substantivo a que se referem:


Dois cheques voltaram carimbados por falta de fundos.Os auxiliares de escritório caíram na gargalhada...

Os casos especiais de concordância nominal são os seguintes:

1. Se o adjetivo se referir a um só substantivo, concordará com ele em gênero e número:
Páginas recolhidas

2. Se o adjetivo se referir a dois ou mais substantivos do mesmo gênero e do singular, concordará quanto ao gênero deles e quanto ao número irá para o singular ou plural:
Prática e técnica trabalhistas.Persistência e competência dignas de inveja.Arrojo e esforço dignos...A curto e longo prazo.
O substantivo tanto pode ficar no singular como no plural.

3. Se o adjetivo (precedendo o substantivo) se referir a substantivos no singular, mas de gêneros diferentes, concordará com o mais próximo:
Será estabelecido novo procedimento e política de crédito.Será estabelecida nova política e procedimento de crédito.
Se o adjetivo aparecer depois dos substantivos, poderá ficar no singular ou plural ou concordar com o mais próximo:
Serão estabelecidos política e procedimento de crédito novos.Será estabelecida política e procedimentos de crédito novo.

4. Se o adjetivo se referir a substantivos do mesmo gênero, mas de números diferentes, permanecerá no gênero deles e irá para o plural:
Garotas e meninas famosas.Menina e garotas famosas.

5. Se o adjetivo se referir a vários substantivos de gênero diferente e do plural, permanecerá no plural masculino ou concordará com o mais próximo:
Executivos e funcionárias caprichosos.Executivos e funcionárias caprichosas.

6. Se o adjetivo se referir a diferentes substantivos de gênero e número diferentes, pode concordar com o mais próximo ou ir para o plural:
Cartas e relatórios bem datilografados.Relatório e cartas bem datilografadas.

7. As palavras anexo e incluso concordam com o nome a que se referem:
Segue anexo um relatório.Seguem anexos dois relatórios.Segue inclusa um cópia.Seguem inclusas duas cópias.


8. Quanto às expressões o mais possível, o melhor possível, o pior possível, quanto possível e outras semelhantes, a gramática determina que o adjetivo possível seja invariável.
Clientes o mais possível pontuais quanto ao pagamento de duplicatas.Clientes o mais pontuais possível quanto ao pagamento de duplicatas.Clientes quanto possível pontuais quanto ao pagamento de duplicatas.



Creditos:http://www.algosobre.com.br/view-user-profile.html?user=62

Nenhum comentário: